"Astérix na Lusitânia" será apresentado pelos autores em Lisboa – e já pode ser encomendado

Nova aventura chega aos escaparates a 23 de outubro e é apresentada pelos autores em Lisboa no dia 27
JN TAG - Está a chegar a data por que muitos fãs de Astérix, e não só, ansiavam: a 23 de outubro de MMXXV, como quem diz, de 2025, os irredutíveis Gauleses regressam com uma nova e entusiasmante aventura: "Astérix na Lusitânia".
É o 41.º livro de uma das bandas desenhadas mais populares do mundo e desta vez passa-se em Portugal.
Apesar de sair a 23 de outubro, o álbum já está em pré-venda em todas as livrarias, podendo ser encomendado. E, segundo dados da editora ASA, dois mil exemplares já foram vendidos nestes moldes de pré-venda, de entre uma tiragem total que será de 80 mil exemplares para o nosso país - cinco milhões, se contarmos com as 19 línguas e dialetos nos quais o álbum vai ser lançado.
Autores em Portugal
E há mais: também de acordo com a ASA, citada pela agência Lusa,, os autores franceses Fabcaro e Didier Conrad vão estar em Lisboa no dia 27 para apresentar o novo livro. O lançamento será no espaço cultural do El Corte Inglés, com apresentação do humorista Hugo van der Ding.
Um destino inédito
A história começa "numa bela manhã de primavera", quando um desconhecido vindo da "longínqua Lusitânia" chega à aldeia de Astérix e Obélix. Ele vai em busca de uma lendária Poção Mágica para libertar a sua terra do jugo romano, e Astérix e Obélix decidem ajudar, e partir rumo a oeste numa nova missão, atravessando paisagens desconhecidas e enfrentando novos desafios... incluindo o sol lusitano, o espírito resistente dos povos locais e, claro, as intermináveis confusões que só eles conseguem causar.
A coleção dos gauleses Astérix e Obélix foi durante décadas escrita por René Goscinny e Albert Uderzo, sendo agora assegurada por Fabrice Caro e Didider Conrad.
Segundo Fabrice Caro, o atual argumentista, citado pela editora, Portugal, ou a Lusitânia, surgiu quando ele procurava "um destino onde os nossos amigos nunca estiveram; mas também um sítio onde eu quisesse mergulhar enquanto escrevia", afirmou.
Na capa, as personagens pisam uma calçada portuguesa, mas a história irá falar também das antiguidades e da cultura do nosso país.

Astérix e Obélix são um sucesso mundial desde 1961 e só o último álbum, "L"Iris blanc", lançado em 2023, vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo. A nível internacional, já foram vendidos 400 milhões de exemplares dos álbuns publicados.
