JNTAG - Chegou o outono e, com ele, a vontade de aproveitar e observar mais do que nunca a natureza, as suas mudanças, fazer programas ao ar livre enquanto o tempo permite, longe dos dias demasiado quentes, ou super frios e chuvosos.
Corpo do artigo
Na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, o mote está sempre lançado: todos os sábados, seja nas cozinhas, prados, pomar ou em qualquer outro lugar da quinta, abrem-se novas oportunidades para fechar portas à cidade e descobrir o que se faz no campo.
Aqui é possível observar e conhecer mais de 80 animais e, ao longo do ano, são também assinaladas tradições rurais de norte a sul do país e as festividades do calendário rural.
Num programa diversificado, as atividades em outubro incluem, no sábado dia 11, a iniciativa "À Descoberta da ovelha - Ovelhas felizes... lã bem cuidada!": proposta para toda a família, entre as 11 horas e as 12.30 horas, onde se aprende a respeitar e cuidar destes animais numa experiência divertida e educativa.
No mesmo dia, há Farmácia rural: Chás, tisanas e outras mezinhas, para maiores de seis anos. A partir das 15 horas, inclui uma visita ao Jardim de Plantas Aromáticas, onde consegues descobrir a história do chá e saber mais sobre remédios naturais.
Dia 18 de outubro, a Semana da Alimentação assinala-se com a atividade "Do verde dos espinafres ao cheiro do pão quente - Uma viagem da horta até ao forno a lenha", de manhã e à tarde.
Já na manhã de 25 de outubro, as atenções viram-se para o Mundo dos Insetos - Os super-heróis da natureza, onde vais poder explorar o mundo secreto dos insetos e descobrir a sua importância para o planeta.
De tarde, "E hoje, que fruta temos?", leva-te a um passeio pelo pomar e pela horta, onde vais conhecer legumes e frutas da estação e aprender sobre a importância da sazonalidade.
As atividades são todas gratuitas, mediante inscrição obrigatória a partir das 9 horas da segunda-feira anterior à data pretendida, para qpo.marcacoes@cm-lisboa.pt ou 21855093.