JNTAG - É um mundo encantado com muito para ver e aprender. São mais de 60 exemplares de casinhas vitorianas, urbanas e rurais, quintas e oficinas, com mais de 40 anos, de várias partes do Mundo. Cada uma com a sua história para contar. Objetos diversos, coleções, exposições, atividades, um jardim interior, e um chão de calçada à portuguesa. E guias à disposição que sabem pormenores maravilhosos e especiais.
Corpo do artigo
O Grande Museu das Casinhas de Bonecas é um sonho de Ângela Moreira que fala com amor do seu projeto construído ao longo dos últimos anos. "Aqui as crianças podem brincar no nosso espaço infantil com as famosas casinhas, mas também com legos. Podem colorir e jogar ao "caça ao tesouro". Os adultos serão mimados com um café ou chá, e deliciosas bolachas de canela e manteiga, que os transportará aos sabores e aromas da infância", conta. Ângela quer que se brinque sem tecnologias a atrapalhar. "Todos podem espreitar o ateliê onde a magia acontece e desfrutar do jardim interior com bancos para relaxar um pouco", acrescenta.
O espaço recebe grupos e organiza festas de aniversário, na sala polivalente, com um pequeno filme que alerta para questões ambientais e uma atividade que inclui especiarias e papel velho como receita de papel reciclado com cores, texturas e aromas. É um lugar que conta o passado e transporta para o futuro. Um museu que mostra segundas, terceiras e muitas oportunidades de objetos usados. E que tenta consciencializar os visitantes para o sofrimento do Planeta, para a crescente escassez de recursos naturais, para a importância de cuidarmos do meio ambiente.
Reabilitação urbana, reciclagem, reutilização e sustentabilidade ambiental, estão, aliás, na base do conceito do museu instalado num edifício com cerca de cem anos, antiga garagem de recolha de automóveis, no centro do Porto, remodelado com peças em segunda mão e restos de materiais de obras. Neste museu, com peças elegantes do estilo vitoriano, há luz verde para imaginar, criar, sonhar. E é pet friendly, os animais são bem-vindos. Espaço inclusivo e acolhedor, pois claro.
O Grande Museu das Casinhas de Bonecas
Quando: De segunda a sábado, das 10 às 17.30 horas
Preço: Entrada gratuita para menores de 6 anos; 5 euros dos 6 aos 12 e maiores de 65; 10 euros dos 12 aos 65 anos
Onde: Rua de Alferes Malheiro, 128, Porto
Tel.: 918592689
Site: www.museucasinhas.com