As férias de verão já estão a decorrer e, para muitos pais e crianças, faltam ideias para ocupar alguns dias, de forma diferente, educativa e divertida. Esta sugestão pode ajudar: no Museu do Oriente, em Lisboa, existem este ano três propostas bem originais.
Corpo do artigo
A primeira acontece entre 1 e 4 de julho, de manhã e à tarde. Pensada para crianças dos sete aos 12 anos, em “A magia do verão: lendas e festivais do Oriente e Ocidente”, o desafio é embarcares numa viagem mágica entre o Oriente e o Ocidente, onde as lendas e tradições ganham vida!
Durante esta semana de aventuras criativas, vais criar lanternas coloridas, escrever desejos e lendas inspiradas nos festivais de luz, desenhar dragões e cavalos com poderes mágicos.
Poderás ainda misturar histórias e símbolos das várias culturas asiáticas para criar narrativas próprias, através de jogos de palavras, como caça às palavras e criação de histórias colaborativas.
Um conto e uma lanterna
No domingo, 6 de julho, durante a manhã, há uma nova oficina, desta feita idealizada para maiores de cinco anos, acompanhadas por um adulto. Chama-se “Menina olhos de lua”, nome do conto que será primeiro lido; para depois se aprender a construir uma lanterna para celebrar o festival japonês Tanabata, sob a luz das estrelas.
Criaturas de “arrepiar”!
Finalmente, de 22 a 25 de julho, durante as manhãs, para crianças entre os sete e os 12 anos, “Yokay, criaturas de arrepiar ou será que não” leva-te a mergulhar no mundo das lendas e da imaginação, prometendo dias cheios de cor, histórias e desafios que vão inspirar todos a criar e a aprender enquanto se divertem!
Ser um yokai não é tarefa fácil, quanto mais apanhá-lo! Seres de grandes poderes – como o de se transformarem das maneiras mais surpreendentes– os yokai possuem alguns pontos fracos e para embarcares nesta missão, terás de os conhecer muito bem. Com eles, irás descobrir animais nativos do Japão, costumes e até crenças milenares, que se mantêm vivas até hoje.
Mas também na cultura popular encontrarás os yokai, dos filmes de animação japoneses como “A viagem de Chihiro” ou “Pom Poko”, à banda desenhada Mangá. Nesta oficina poderás viajar por este mundo imaginário, entre histórias e yokai que irás registar num caderno de explorador.
No decorrer de quatro sessões, vais ainda ouvir contos protagonizados por yokai e outros seres sobrenaturais, e representá-los através de pintura, desenho, colagem e impressão.
Os preços começam nos 45 euros e podes saber mais no site da Fundação Oriente.