JNTAG - Tempo quente pede petiscos e refeições mais ligeiras. E, enquanto não chegam as férias, podemos “viajar” à mesa. Assim, sugerimos uma iguaria típica do México: o guacamole.
Corpo do artigo
Trata-se de uma pasta feita à base de abacate que pode acompanhar saladas e carnes grelhadas ou comer-se com nachos, tiras de milho ou pão. Ideal como entrada de uma refeição ou lanche nutritivo, seja em casa ou num piquenique.
A História diz-nos que remonta à civilização asteca e o seu nome resulta da união das palavras “ahuacatl” (abacate) e “molli” (molho). O abacate é rico em gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Esta receita é muito rápida e fácil de fazer, mas convém teres a ajuda de um adulto.
Ingredientes:
- 2 abacates
- 1 chalota ou cebola pequena
- 1 tomate
- Sumo de meia lima
- 2 colheres de sopa de coentros
- Sal a gosto
- Piripíri ou pimentos jalapeños a gosto
Preparação:
- Descasca e corta a chalota ou cebola pequena em cubos.
- Corta o tomate em quartos.
- Tira a semente do abacate e retira a polpa.
- Junta o abacate, a cebola ou chalota e o tomate e tritura num picador ou robô de cozinha.
- Acrescenta os coentros cortados grosseiramente e tempera com o piripíri, o sal e o sumo de lima.
- Mistura tudo muito bem até ficar com a consistência de creme.
- Guarda no frigorífico até servir. Bom apetite!
Serve: 4 pessoas
Tempo total: 20 minutos
Esta receita é da Pumpkin, site parceiro do TAG.