JNTAG - A Casa Capitão é um novo espaço que inaugura na zona do Beato, em Lisboa, de 19 a 21 de setembro. Para assinalar a abertura deste polo cultural há dezenas de propostas, de concertos a oficinas, de leituras e bailes a performances e encontros culturais.
Corpo do artigo
Nesta grande festa aberta à cidade, as famílias são convidadas, tendo a Casa Capitão preparado um vasto programa dedicado, especificamente, aos mais novos.
Entre diversas iniciativas, concentradas no sábado, dia 20, e domingo, dia 21, destaca-se um Laboratório de criação de Pokémons, a acontecer pelas 15 horas de sábado, no Terraço do espaço. É uma oficina gratuita, com Inês do Campo, onde, como o nome indica, aprendes a criar os teus próprios Pokémons, num momento lúdico que une desenho e imaginação.
Dois dias de festa
Mas há muito mais para ver e fazer, na programação infantojuvenil desta festa de abertura.
No sábado, a manhã começa com "Contos com Cláudia Fonseca": é logo pelas 10.30 horas, esta sessão que junta contos tradicionais, poesia e cantigas de várias partes do mundo.
Depois, o coletivo Casa Voadora apresenta o jogo-oficina "Histórias Baralhadas" (11 horas), num convite à imaginação e à criação de histórias. À mesma hora, Luca Argel junta samba, rock e poesia num concerto para todos.
À tarde, a proposta é um jogo visual e sensorial interativo provocado pela instalação-puzzle "Constrói-me" (13.30 horas), de Carlos Roxo, e, a seguir, o Laboratório de Pokémons, de que já te falámos.
Pelas 16 horas, duas propostas: a de dança com a roda de cumbia Hijos de Luzia e o poetry-slam de "Ciranda: Jogo De Palavra Falada".
No domingo, dia 21, a DJ colombiana Rosario Wurlitzer traz "Salsita", uma oficina divertida para dançar ao som da salsa, e um pouco mais tarde (11 horas), Afonso Cabral sobe ao palco com canções para miúdos e graúdos. A fechar a manhã, a oficina "Desenho de Sombras" (12 horas), com Cristiana Freitas, explora o mundo à volta para desenhar as sombras que nos rodeiam.
A tarde começa com "A Tinta que Vem da Casca" (14 horas), uma proposta da Tinctória Natural para aprender a criar tintas a partir de legumes e frutas que temos em casa. A encerrar a programação infantojuvenil da Festa de Abertura, Gil Dionísio apresenta "Contos e Lenga Lendas" (16 horas), um espetáculo que cruza histórias, canções, movimento e poesia, inspirado no mundo animal.
O acesso a todas as atividades é gratuito, estando sujeito à lotação do espaço. Alguns eventos requerem inscrição, como a dos Pokémons, aqui.