Havia um menino, tão vivaz como qualquer outro menino, que tinha algo que poucos tinham: uma paixão ilimitada pela sua guitarra.
Corpo do artigo
Ao dedilhar horas a fio no seu adorado instrumento, descobriu que, através dele, conseguia exprimir todas as emoções que quisesse, até mesmo as que tinha mais dificuldades em dizer por palavras. Esse domínio absoluto sobre a guitarra não exercia apenas um forte efeito em si: quem o escutava também se rendia aos extraordinários sons dali extraídos, como se estivesse sob um feitiço secreto.
No ano do centenário do nascimento de Carlos Paredes, José Jorge Letria, auxiliado pelas ilustrações de Helder Teixeira Peleja, recorda a vida fecunda do mais genial dos guitarristas portugueses do século e da sua indestrutível relação com o característico instrumento.
Longe de se esgotar, a relação entre o homem e o objeto musical “transformou-se numa espécie de movimento perpétuo em que couberam os verdes anos e, tantas vezes, o desejo de mudar de vida”, como escreve o autor.
Nesta homenagem em forma de livro, é o menino, e não o artista aclamado, que encontramos representado nas páginas de “O meu primeiro Carlos Paredes”.
Autoria: José Jorge Letria
Editora: Publicações D. Quixote
Preço: 13,95 euros
Ernesto, o robô que pintou o sono e a doçura
Esta é a história de um robô que aspira a ser o primeiro autómato artista. Dotado de uma memória prodigiosa e uma capacidade ilimitada de projetar raios-X, entre outras faculdades, Ernesto não consegue, porém, representar o que lhe vai no fundo da alma. Com a ajuda da sua abnegada família adotiva, o robô terá de provar se é, afinal, capaz de transmitir emoções.
Autoria: Richard Zimler
Editora: Porto Editora
Preço: 13,30 euros
O camelo que acordou maldisposto
Quem nunca acordou com a sensação de que há dias que não deviam começar? Para o jovem camelo que protagoniza esta divertida história de Rachel Bright, a má-disposição que sente é tal que nem os familiares e amigos lhe conseguem arrancar um sorriso. Pelo menos até ao momento em que um pequeno animal lhe mostra que a vida é bem mais agradável do que pensava...
Autoria: Rachel Bright
Editora: Presença
Preço: 13,90 euros
Julieta, a tartaruga que perdeu a carapaça
Ao acordar um belo dia sem a sua adorada carapaça, a tartaruga Julieta sentiu-se subitamente despida. De imediato, todos os amigos se ofereceram para ajudá-la a encontrar a carapaça perdida, com exceção do polvo, que olha para Julieta de forma suspeita. Da autoria da psicóloga clínica e forense Rute Agulhas, o livro é particularmente recomendado a pais e educadores.
Autoria: Rute Agulhas
Editora: Manuscrito
Preço: 13,30 euros