
"Pinóquio na Escola" é o nome de uma iniciativa que pretende ajudar os mais novos a "identificar e combater a desinformação"
Foto: Artur Machado
JNTAG - "Pinóquio na Escola" é o nome de uma iniciativa que pretende ajudar os mais novos a "identificar e combater a desinformação". A 2.ª edição já arrancou e, este ano, estende-se aos alunos do 3.º ciclo.
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O projeto arrancou no dia 6 de novembro na Escola Profissional Gustave Eiffel, na Amadora, e, até junho, irá marcar presença em mais de 30 localidades, pretendendo "partilhar ferramentas e materiais pedagógicos que ajudam a desenvolver um olhar mais crítico sobre a informação, em especial a que corre nas redes sociais".
Trata-se de uma iniciativa do Polígrafo [site de confirmação de factos], em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, cuja 2.ª edição irá abranger também alunos do 3.º ciclo.
"A desinformação é o ruído do nosso tempo e é o desenvolvimento do pensamento crítico que devolve a clareza e ajuda a distinguir os factos das opiniões", afirmou o diretor de operações do Polígrafo, citado num comunicado.
"No Polígrafo há plena consciência de que é a literacia mediática que cria o impacto mais profundo nas gerações que no futuro tomarão as decisões no país. Queremos que os jovens aprendam a duvidar com método, a procurar com rigor e a acreditar apenas quando os factos o sustentam", acrescentou Filipe Pardal.
Concurso
No âmbito do projeto "Pinóquio na Escola" realiza-se um concurso nacional, que contou na primeira edição com mais de meia centena de alunos.
O concurso desafia estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário a criar conteúdos originais, em vários formatos, que desmontem narrativas enganosas que circulam no espaço público europeu. O regulamento e as candidaturas ao concurso estarão disponíveis no início de dezembro.
A iniciativa conta com o apoio organizacional e logístico da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Os vencedores da primeira edição do projeto vão para Bruxelas na próxima semana, numa viagem dedicada ao debate da desinformação em contexto europeu.
