JNTAG - No dia 27 de setembro, as cidades do Porto, Gaia, Gondomar e Matosinhos recebem uma edição da Kidical Mass.
Corpo do artigo
Sabes o que é a Kidical Mass? É um movimento internacional que tem vindo a crescer nos últimos anos, tendo como mote a mobilidade sustentável, o ambiente e cidades mais amigas de transportes alternativos.
Também conhecida como "Massa Crítica de Crianças e de Jovens", este movimento global reivindica, no fundo, o espaço público para usufruto de todas as pessoas, em especial das crianças. E pretende também demonstrar que muitas famílias desejam utilizar modos ativos nas suas deslocações diárias, mas encontram dificuldades, devido à falta de infraestruturas adequadas e à insegurança rodoviária.
Por isso, quem faz parte da Kidical Mass realiza ações regulares, um pouco por todo o mundo e, cá, por todo o país - onde vão surgindo vários núcleos - tendo sempre como base da atividade proposta o uso de bicicletas, skates ou deslocações a pé.
E a mais recente iniciativa é já neste sábado, 27 de setembro, no Porto, Gaia, Gondomar e Matosinhos.
Quatro grupos de crianças, jovens e adultos percorrerão certas artérias destas cidades, encontrando-se todos no final no Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro.
Os pontos e horários de encontro são:
Porto: 14.15 horas na Praça da República e às 15 horas na Casa da Música;
Gaia: 14.15 horas na Praceta Salvador Caetano (Estação General Torres);
Gondomar: 14.30 horas na Casa Branca de Gramido;
Matosinhos: 14.30 horas na Câmara Municipal de Matosinhos.
Podes saber mais no site da Kidical Mass.
Ruas para todos
A Kidical Mass tem uma noção muito clara de algumas reivindicações que considera que poderiam ser cruciais, pedindo leis de trânsito amigas da criança, com a "Visão Zero" como premissa máxima; rotas seguras para as escolas, envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento; limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas; rede de ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros em estradas principais; e, no fundo, mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e a estar e brincar.
O movimento teve início em 2008 e expandiu-se internacionalmente. Em maio de 2025, contou com mais de 125 mil participantes em mais de 550 ações em 20 países. Desde então, tem continuado a crescer e teve este ano mais de 30 eventos espalhados por todo o país - a edição anterior no Porto contou com mais de 300 participantes!