JNTAG - O teatro tem magia, histórias dentro de histórias, personagens mirabolantes, emoções e sensações. Os seus encantos espalham-se por toda a parte e envolvem muita gente. A companhia de Teatro Dom Roberto, de bonecos marionetas, percorre vários palcos desde o dia em que nasceu. Tem autores, construtores e marionetistas, produz originais em português, investiga e procura novas soluções estéticas, preserva a tradição popular.
Corpo do artigo
Sábado, dia 18 de outubro, volta a sair à rua com os seus palcos e bonecos, as suas histórias e cenários. Desta vez, num jardim bonito do Porto, com um momento para todas as idades, para divertir crianças e adultos com vozes que não parecem deste mundo, muito humor e imaginação. A entrada é livre.
São três histórias num espetáculo. Vamos levantar um pouquinho a ponta do véu. Só um bocadinho. No dia do seu casamento, Dom Roberto, herói desta história, procura um barbeiro para lhe desfazer a barba e tratar do cabelo. Serviço feito, o noivo acha caro, não quer pagar, desentende-se com o barbeiro, chama-se o padre para resolver o assunto e o polícia para tentar restabelecer a ordem. Há mais personagens que aparecem e Dom Roberto tem uma missão difícil. A peça chama-se "O barbeiro diabólico".
Rosa tem três namorados: o sapateiro, o ourives e o brasileiro. Quando os patrões saem, Rosa, que cuida da casa, recebe a visita dos seus amores, esconde-os pelos compartimentos para não haver encontros indesejados. Quando os donos voltam, escutam barulhos, suspeitam que há ladrões por ali, chamam a polícia. E a confusão instala-se. Muita trapalhada nesta peça.
Uma princesa está presa no castelo e esse castelo está cheio de fantasmas. E não só. Um crocodilo esfomeado tenta comer tudo e vigia o que acontece por ali. Ao passar nas redondezas, Dom Roberto observa o cenário, a princesa vê-o e faz-lhe uma promessa: se a libertar, casa-se com ele. E ele, claro, tudo fará para que tal aconteça.
Teatro, a arte da marioneta, um encontro ao ar livre, uma ocasião para uma tarde bem passada incluída na programação do Festival Internacional de Marionetas do Porto. E não se esqueçam, Dom Roberto, ilustre membro da família de marionetas de luva, figura central do teatro popular, é Património Cultural Imaterial de Portugal.
Teatro Dom Roberto
Quando: 18 de outubro, 16 horas
Onde: Jardim de São Lázaro
Passeio de São Lázaro 33, Porto
Entrada livre