É verdade: são duas décadas de vida para o Grupo de Teatro Infantil Animarte, um local onde crianças e jovens, entre os 7 e os 19 anos, perseguem o gosto ou o sonho da representação, sempre com o foco no teatro como formador e criador de pensamento crítico.
Corpo do artigo
Tendo já levado várias dezenas os espetáculos a cena, o Animarte tem também uma forte missão didática e é gratuito. E tem ainda outro lado único: o grupo está sediado no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, onde trabalha durante todo o ano, especialmente na primavera e verão, em que os ensaios decorrem sempre ao ar livre!
No outono e inverno, dada a falta de espaços amplos e cobertos no jardim, os pequenos-grandes atores e atrizes recorrem a outros locais para ensaios e espetáculos.
Segundo a Animarte ao TAG, grandes estrelas nacionais já resultaram do trabalho e despertar para o teatro do Animarte, tais como: Pedro Moldão, Leonor Vasconcelos, Beatriz Frazão, Beatriz Monteiro, Beatriz Leonardo, Luis Ganito, Filipa Louceiro, Matilde Serrão, Daniela Marques, Henrique Gil, Henrique Melo, João Gouveia, Kiko Monteiro, Mariana Venâncio, Francisca Frazão, Sara Mestre, e atualmente Luisinha Guanilho, Duarte Estrela, Luísa Bacalhau, Santiago André, Sofia Vilariço, Lara Chelinho Ricardo Lagartinho Lopes, Matita Ferreira e Manuel Encarnação.
Voluntariado e entreajuda
Os espetáculos têm sempre um objetivo primordialmente didático, educativo e de sensibilização para o espetáculo teatral e são compatibilizados com as atividades e obrigações escolares dos jovens atores.
Todas as pessoas que fazem parte da equipa fixa trabalham num regime de voluntariado – ou seja, a bilheteira reverte para cobrir gastos com licenças, guarda-roupa, adereços e divulgação.
Neste balanço de duas décadas de atividade, saltam alguns momentos marcantes: em 2013, realizaram o curso “West End Stage” que frequentaram na "Guildhall School of Speech and Drama", em Londres, que voltaram a repetir em 2017, 2022 e 2024. Em 2015, estiveram em Nova Iorque a frequentar o workshop "Camp Broadway".
Entre as peças que levaram a palco destaque para ”A Princesinha”, no Auditório Museu do Oriente; “Annie”, no Auditório do Centro Cultural da Malaposta; “Feiticeiro de Oz”, no Jardim Botânico da Ajuda, “O Quebra-Nozes”, no Cinema São Jorge, entre muitos outros.
Para assinalar a data, a gala dos 20 anos do Animarte acontece no dia 3 de maio no Museu do Oriente, a partir das 18 horas. Não é acessível ao público porque já está cheia, mas todos podem inscrever-se para participar nos ensaios gratuitos que acontecem, nesse dia, entre as 11.30 horas e 16.30 horas, no mesmo local (Museu do Oriente, Lisboa). Para tal, só precisas de marcar os lugares, através do email contactos@grupoanimarte.com.