JNTAG - A programação do Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts para os meses de setembro a dezembro tem mais de 20 atividades para o público escolar, famílias e pessoas com necessidades específicas. Oficinas, teatro, música e muito mais, aliando tecnologia e criatividade.
Corpo do artigo
Um dos destaques vai para a ODE - Orquestra de Dispositivos Eletrónicos que, desde 2019, une músicos e não músicos. A direção artística é da compositora e harpista Angélica Salvi e até ao final do ano terá duas apresentações ao público, a partir dos 6 anos.
A 6 de setembro, no âmbito da Noite Branca de Braga, a ODE alia-se a Outra Voz - grupo que explora a expressão vocal a partir da música de tradição. Será um momento único "entre a vertente experimental habitual da ODE e a dimensão tradicional", segundo a descrição do Circuito. Às 18 horas, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, com entrada gratuita mas limitado à lotação do espaço.
A 8 de novembro, a ODE apresenta-se ao público com o CORDÃO - Coro de Doentes e Amigos Oncológicos, também às 18 horas, no gnration.
Pelo meio, as sessões de criação decorrem a 22 e 29 de setembro, 15 e 29 de outubro e 7 de novembro, entre as 18.30 horas e as 21 horas, também no espaço gnration.
Se gostas de cinema, anota os dias 26, 27 e 30 de setembro, data do minifestival Curtinhas, com uma sessão de cinema infantojuvenil de curtas-metragens no Theatro Circo. A seleção de filmes foi feita por um júri entre os 8 e 12 anos a partir de filmes que estiveram em competição na 33.ª edição do festival Curtas Vila do Conde, em julho.
A participação é gratuita para escolas (dias 26 e 30) mediante inscrição e a entrada do público geral (dia 27) custa 1,50 euros.

Foto: DR/Dimitar Apostolov
Também no Theatro Circo, a 21 de novembro, sobe ao palco "uma espécie de comédia musical" criada por Barbara Matijević e Giuseppe Chico. "SCREENAGERS Vol.2" explora as atividades digitais da intérprete como material para criar canções, num espetáculo que conta com a participação do público - maiores de 16 anos. Os bilhetes custam 2,60 euros e a entrada é gratuita para escolas mediante inscrição.
Em dezembro, a Oficina Manual de Inteligência Artificial desafia os participantes, com mais de 10 anos, a criar postais audiovisuais a partir do imaginário auditivo e visual. Realiza-se nos dias 18 e 19, em período de férias escolares, com duração total de oito horas e custo da participação de 12 euros.
Conta ainda com os habituais WE! Workshops de Experimentação para escolas e a estreia da oficina de escrita Re[EDU]:Ópera ao lado dos parceiros Sinfonietta de Braga e CERCI Braga.
Mas há muito mais. Podes consultar toda a programação da nova temporada na Agenda do Circuito.

