JNTAG - Já deves ter ouvido falar na Semana da Mobilidade, que começou por ser um dia, o Dia Europeu Sem Carros, criado para alertar os cidadãos para a importância da mudança de comportamentos de mobilidade - mais especificamente, no que toca à utilização do automóvel em vez dos transportes públicos, as bicicletas, as deslocações a pé...
Corpo do artigo
O Dia Europeu Sem Carros existiu em 2000 e 2001 e teve tal sucesso que, no ano seguinte, se transformou na Semana Europeia da Mobilidade, com os mesmos objetivos.
Na prática, as autarquias são incentivadas a promover atividades dedicadas à mobilidade sustentável, num programa que se iniciou a 16 de setembro e termina a 22, e que tem, no fim de semana de 20 e 21, um ponto alto em termos de oferta.
Só em Lisboa, por exemplo, há dezenas de eventos e iniciativas por estes dias, desde o Brinca no Bairro, no Areeiro, iniciativa comunitária promovida por famílias que consiste numa manhã dedicada à brincadeira ao ar livre; a mais um passeio da Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), um movimento nacional muito ativo que organiza eventos informais e regulares para crianças, dando-lhes voz junto dos decisores na criação de melhores infraestruturas e na promoção da mobilidade suave (a pé, bicicleta, trotineta, patins, skate, etc.). O próximo passeio de bicicleta ou a pé da Kidical Mass é no domingo, 21 de setembro, e começa na Praça do Comércio, até Belém, a partir das 10.30 horas.
São tantas as propostas na capital, que é mais fácil consultares o programa.
Assim como em todo o país: do Porto a Loulé, de Penafiel a Braga, do Funchal a Valongo, há muitas atividades para descobrir e explorar a mobilidade sustentável. Para o fazeres, só tens de consultar a página da tua autarquia ou junta de freguesia e escolher a atividade que mais te agrada!