O Museu das Marionetas do Porto é um mundo encantado, um lugar onírico, habitado por figuras curiosas, cada uma com o seu charme, cada qual com o seu feitio. Têm vida própria, histórias, aventuras, peripécias, recordações.
Corpo do artigo
São bonecos que foram personagens, personagens que foram protagonistas, protagonistas que brilharam em palco em peças como “Bichos do bosque”, “Cinderela”, “Macbeth” ou “Paisagem azul com automóveis”.
A exposição está à disposição, meninos e meninas. Fredo Brilhantinas, o arrumador de carros, que fez parte do elenco da revista “Vai no Batalha”, um êxito da companhia de marionetas, também lá está. O desbocado Fredo, com sotaque à Porto. Além das marionetas, há cartazes, fotografias, peças de cenografia, adereços, vídeos de espetáculos e documentários. Um lugar de descoberta que nasceu do sonho de João Paulo Seara Cardoso, encenador e diretor artístico das Marionetas do Porto, que já não está entre nós. Da sua vontade, surgiu muita coisa, entre as quais um museu, primeiro na Rua das Flores, agora na Rua de Belomonte, na baixa do Porto.
Nesse espaço, há também atividades para fazer. A oficina “Manipula tu”, para maiores de seis anos, desafia a montar uma marioneta com um kit à maneira para experimentar técnicas de manipulação e construções cénicas. “Música a meias”, também para maiores de seis anos, tem canções usadas em espetáculos da companhia para participar no trabalho vocal do ator, aquecimento, vocalizos, exercícios de dicção e articulação. E, ao mesmo tempo, criar uma marioneta de luva para entrar nas cantorias.
“Céu em papel” é outra atividade, oficina de construção e manipulação de marionetas em papel, uma viagem-partilha pelos poemas e personagens do espetáculo com o mesmo nome exposto no museu. “Cinderelar” é outra proposta, uma oficina de manipulação de objetos inspirada no universo da Cinderela com o grande objetivo de a levar ao baile, recriando o conto de fadas de uma forma original. As possibilidades são infinitas. Os objetos também.
As visitas guiadas à exposição e as oficinas, que duram hora e meia, requerem marcação prévia.
Museu das Marionetas do Porto
Quando: Quarta a sexta 14-18 horas, sábados e domingos 11-13 horas e 14-18 horas
Tel.: 220108224
Onde: Rua de Belomonte, 61, 4050-097 Porto
Preço: 3,5 e 2,5 euros (as oficinas têm outro preço)