“Taxa Zero ao Volante”

Álcool ao volante na mira das autoridades esta semana. Saiba onde vai haver fiscalizações

Álcool ao volante na mira das autoridades esta semana. Saiba onde vai haver fiscalizações

Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Torres Vedras serão palco das ações a realizar. Um em cada três condutores mortos em acidentes de viação estava alcoolizado

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR vão realizar, ao longo desta semana, várias ações de fiscalização e sensibilização, no âmbito da campanha "Taxa Zero ao Volante". Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Torres Vedras são as localidades onde decorrerão as iniciativas.

Já na próxima terça-feira, os polícias estarão presentes, a partir das 19 horas, na rotunda Turcifal, em Torres Vedras, e, pelas 14 horas do dia seguinte, na Avenida da Europa, em Aveiro. Na quinta-feira, a campanha de fiscalização e sensibilização passa, a partir das 13 horas, pela rotunda do Feliz, em Celeirós, Braga, e, às 13 horas de sexta-feira, pela Praça da República, no Porto. O último local da iniciativa é a EN 17, na Ceira, Coimbra, onde a ANSR, PSP e GNR marcarão presença desde as 20 horas.

PUB

"Três em cada quatro de condutores mortos apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l"

As três entidades explicam que o objetivo da campanha é "alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool". "Um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l", acrescentam.

Por outro lado, a ANSR, PSP e GNR salientam que "vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos, e descoordenação motora". "O álcool também diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel. Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários", avisam.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG