12 toneladas e cinco detidos em megaoperação de combate ao tráfico de amêijoa japónica
Cinco pessoas foram detidas e quatro foram constituídas arguidas, na quarta-feira, numa megaoperação da Polícia Marítima, na zona de Palmela, de combate às redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de amêijoa japónica.
Corpo do artigo
Nesta investigação, levada a cargo pela Unidade Central de Investigação Criminal e que já decorria há quatro anos, foram executados mandados judiciais de busca e apreensão não domiciliária.
No total, foram apreendidas cerca de 12,3 toneladas de amêijoa japónica, pertencentes a um dos maiores recetadores nacionais deste bivalve, quatro viaturas de carga, cerca de 3500 euros em dinheiro, vários documentos relacionados com a operação de transporte, bem como diversos apetrechos utilizados para o acondicionamento e movimentação da carga, durante o transporte por via terreste.
"Após o parecer da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, as amêijoas apreendidas serão destruídas, por não estarem reunidas as condições necessárias para assegurar a rastreabilidade, estando impróprias para consumo humano", informou esta quinta-feira, em comunicado, aquele órgão de polícia criminal.
A operação contou com o apoio da Polícia Nacional Espanhola e da Autoridade Tributária.