Funcionários voltaram a trabalho manual, enquanto peritos resolvem problema. Resgate era de 20 mil a 30 mil euros.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Vinhais continua sem sistema informático, depois do ataque de pirataria informática ("ransomware") que encriptou vários dados do Município, detetado na manhã da passada terça-feira. O autarca, Luís Fernandes, disse ao JN que a resolução do ataque vai custar perto de seis mil euros aos cofres da Autarquia, "na melhor das hipóteses e se tudo continuar a correr favoravelmente como até agora". Um valor bem inferior ao resgate pedido pelos "piratas": "pedem valores que variam entre os 20 e os 30 mil euros", segundo o autarca.
Nos últimos quatro dias uma empresa da zona do Porto, que já trabalhava com a Autarquia há algum tempo, tem vindo a desenvolver esforços no sentido de recuperar os dados corrompidos e reativar o sistema informática da autarquia.
O presidente da Câmara adiantou que o trabalho levado a cabo "está a correr bem, pelo menos até agora"e que, se tudo continuar favorável, "ao longo da próxima semana o sistema poderá ser recuperado e restabelecido". "Isto, se não houver contratempo", insiste.
Nos serviços municipais em que é possível, os funcionários voltaram a trabalhar manualmente, como antigamente, redigindo documentos por forma a minimizar os constrangimentos aos cidadãos que se deslocaram aos serviços com pedidos à Autarquia.
Até agora não se sabe que tipo de dados do Município foram expostos pelo ataque. O caso foi denunciado pelo Município à Polícia Judiciária, logo na terça-feira. As investigações prosseguem, enquanto os peritos tentam desbloquear o sistema informático.v
PORMENORES
Autarquias atacadas
No distrito de Bragança, há já algum tempo, as autarquias de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros também foram atacadas por piratas informáticos. Pediram resgates que não foram pagos. Os problemas acabaram resolvidos.
"Ramsonware"
"Ramsonware" é como é conhecida a técnica de ataque informático protagonizada pelos piratas. Infiltram-se nos sistemas e encriptam os dados, impedindo o seu acesso normal pelos utilizadores.