O homem de 29 anos detido pela PSP, na quarta-feira passada, em Guimarães, na sequência de desacatos após o jogo da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Conference League, entre o Vitória Sport Clube e o Hajduk Split, foi proibido de frequentar ou entrar em qualquer recinto desportivo. Durante os jogos, terá que se apresentar na esquadra da Polícia e aqui permanecer durante os primeiros 45 minutos.
Corpo do artigo
O adepto foi detido por ter arremessado objetos contra os agentes policiais e as respetivas viaturas. O Tribunal de Guimarães, depois de ouvir o indivíduo, determinou que este tem de se apresentar no órgão de polícia criminal de Guimarães nos dias e nas horas em que a equipa principal do Vitória estiver a jogar. Isto é válido tanto para os jogos das competições nacionais como para desafios internacionais. Nestes dias o adepto fica obrigado a permanecer nas instalações da Polícia até ao intervalo do jogo.
Já estava proibido
De acordo com a PSP, este mesmo adepto já tinha sido detido no dia 21 de julho de 2022, por incumprimento da medida restritiva que o impedia de frequentar recintos desportivos, desde 10 de maio de 2022, decretada pela Autoridade para a Prevenção Contra o Violência no Desporto.
Ao que o JN apurou, a obrigação de apresentação às autoridades nos dias de jogo pode implicar a permanência nas instalações policiais durante todo o tempo que durar o encontro, ficar até ao intervalo, como neste caso, ou resumir-se à assinatura de um documento à hora do início da partida.