Um homem, de 28 anos, foi detido pela PSP por violência doméstica, em Ponta Delgada. O indivíduo exercia violência emocional e verbal sobre o pai e a avó a quem exigia dinheiro para adquirir drogas sintéticas. Já estava sujeito a medidas de coação, que nunca cumpriu, por anteriores episódios de violência.
Corpo do artigo
A investigação iniciou-se em setembro, na sequência de queixa apresentada pelas vítimas, o pai com de 51 e a avó com 76 anos, "sendo que no final desse mesmo mês, aquando de uma deslocação do carro patrulha da PSP ao domicílio da família", o homem fora detido uma primeira vez em situação de flagrante delito.
O suspeito foi, então, obrigado pelo Tribunal a afastar-se da residência e proibido de contactar com os familiares, prosseguindo a investigação a cargo da Equipa Especial de Violência Doméstica da EIC de Ponta Delgada.
As diligências policiais permitiram "recolher vários elementos de prova que vieram a consolidar a continuidade de inúmeros episódios de violência, sobretudo emocional e verbal sobre o pai e a avó e em absoluto desrespeito pelas medidas que o Tribunal já havia imposto", refere a PSP, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Seguiu-se, no dia 7 de novembro, a apresentação "urgente" do processo ao Ministério Público no DIAP de Ponta Delgada, sendo que no mesmo dia foi emitido mandado de detenção, fora de flagrante delito, com o fim de sujeitar o arguido novamente a interrogatório judicial, tendo por fim alterar e agravar medidas de coação.
"A génese da pratica do crime está associada ao consumo de drogas sintéticas, sendo que grande parte da violência praticada neste caso concreto, à semelhança de outros, teve como propósito a obtenção de dinheiro que o arguido exigia ao seu pai e à sua avó para adquirir matéria estupefaciente"m sublinha a Polícia.
Após ter sido detido, e ouvido em primeiro interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva.