Areia para gatos importada por empresa de Gondomar escondia 200 quilos de cocaína
Cerca de 800 quilos de areia para gatos, importados do Brasil por uma empresa de Gondomar, escondiam 200 quilos de cocaína. A droga foi apreendida, na quarta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), num armazém do Bombarral, em Leiria.
Corpo do artigo
Dois homens, um dos quais com vasto registo criminal, foram detidos.
A apreensão da cocaína foi feita no âmbito de uma investigação da PJ do Porto, iniciada em abril deste ano, e que contou com a participação das autoridades aduaneiras espanholas. As diligências feitas levantaram suspeitas sobre a atividade de uma empresa de Gondomar, que encomendou 25 toneladas de areia sanitária para gatos no Brasil.
A carga, já vigiada pela PJ, seguiu para Portugal, num contentor marítimo, para ser desalfandegada no Freixieiro, em Matosinhos. Contudo, seria descarregada em Vigo, Espanha, o que, desde logo, adensou as suspeitas.
Um comunicado da PJ esclarece que as autoridades espanholas efetuaram “alguns exames que comprovaram a presença de cocaína num dos vários sacos testados”, mas nada foi apreendido. A carga seguiu para Portugal já monitorizada e as autoridades policiais perceberam que, na quarta-feira, estava a ser descarregada num armazém do Bombarral.
Foi feita, então, uma intervenção, que permitiu a detenção dos dois suspeitos de serem os destinatários da carga e que pertencerão a uma rede internacional de tráfico de droga.
Os detidos têm 48 e 50 anos e um deles reside em Oeiras, contando “com vasto registo criminal e policial”.
A areia para gatos também foi apreendida. “O Laboratório de Polícia Científica da PJ irá proceder ao apuramento da quantidade exata de droga impregnada, através de exames periciais, considerando que o método de ocultação utilizado obriga a um prévio processo de filtragem. Contudo, tendo em conta o resultado das análises prévias e o índice de concentração de droga encontrado na areia, estima-se que a quantidade de cocaína agora apreendida será superior a 200 quilos”, avança um comunicado da PJ.