A PSP deteve um homem, de 30 anos, por ameaçar e injuriar um agente da autoridade, na Nazaré. O incidente ocorreu no passado sábado, durante a 9ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta. O suspeito encontrava-se a arrumar carros e o seu comportamento motivou diversas queixas de condutores.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu, cerca das 13.30 horas, quando um dos agentes envolvidos no policiamento da prova viu o individuo, "já referenciado pela atividade de arrumador de automóveis", referiu a PSP, e que estaria a "extorquir dinheiro a diversos condutores que procuravam estacionar em parque térreo da vila.
Alguns automobilistas queixaram-se da "conduta ameaçadora" do detido que, quando foi abordado pelo agente, e "completamente alterado, começou de imediato a injuriá-lo com expressões vernáculas, bem como a ameaçá-lo de morte".
E continuou, mesmo após ser avisado "por diversas vezes, e de viva voz" de que deveria cessar com aqueles comportamentos.
Foi-lhe dada voz de detenção e, nesta sequência, o arrumador tentou fugir, sendo intercetado a seguir e manietado com recurso à força física e, consequentemente, algemado, e conduzido à esquadra local para formalização da detenção.
Durante a detenção, o agente sofreu escoriações num braço e num joelho, tendo sido transportado para o Hospital de Alcobaça.
O detido manteve a sua atitude violenta mesmo na esquadra, onde chegou a pontapear a porta de uma sala de detenção. Foi ontem (dia 18 de agosto) presente no Tribunal Judicial da Nazaré, e o processo seguirá agora os seus trâmites legais.

