Com uma arma de brincar, fez pelo menos cinco assaltos à mão armada no Algarve e em Lisboa, onde acabou por ser detido pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ), após mais um roubo. O homem, de origem sul-americana, já tinha comprado um bilhete para regressar ao Brasil.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o homem chegou a Portugal há cerca de um ano e meio. Foi para o Algarve, onde, no último mês de maio, nas zonas de Portimão e do Alvor, é suspeito de ter atacado duas dependências bancárias.
O suspeito deslocou-se depois para Lisboa, onde assaltou uma casa de cambio e a estação dos CTT da Avenida da República. Sexta-feira, dia em que foi detido pelos inspetores da UNCT, atacou os funcionários de uma carrinha de transportes de valores numa estação da CP.
O homem, de origens brasileira e boliviana, “alternava os locais e as regiões onde cometia os assaltos para dificultar a investigação”, precisa a PJ. "Após o cometimento dos crimes o suspeito punha-se em fuga, tendo ontem sido localizado e detido por esta Polícia”, esclarece. São imputados ao homem pelo menos cinco assaltos, perpetrados entre 27 de maio e 21 de julho.
Nas buscas, os inspetores conseguiram apreender relevantes elementos de prova que ligam o indivíduo aos assaltos, “entre os quais a arma que o suspeito utilizava no cometimento dos assaltos, que se revelou ser de airsoft”.