
Bombeiro originou inúmeras ignições
Arquivo Global Imagens
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um bombeiro, com 31 anos, indiciado por ter ateado 11 incêndios na quinta e sexta-feira, em Fafe. As autoridades suspeitam que o homem seja responsável dezenas de incêndios que lavraram em Fafe nos últimos dois anos.
Corpo do artigo
Em comunicado conhecido esta quarta-feira, a PJ sublinha que a detenção foi efetuada em colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte, numa investigação iniciada após a onda de incêndios da passada semana, que assolou várias freguesias de Fafe, designadamente Quinchães, S. Gens e Moreira do Rei.
As diligências realizadas levaram à identificação de um bombeiro, com 31 anos, que "por vingança, fazendo uso da sua viatura pessoal, por norma após abandonar o serviço ou dias em que se encontrava de folga, procedia a inúmeras ignições em espaço rural e florestal", refere a PJ .
Mais, a Judiciária crê que o arguido é o responsável "por dezenas de incêndios lavrados em Fafe nos últimos dois anos, o que fez elevar este concelho para um dos que maior índice de ignições registou".
"Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente", pode ler-se no comunicado.
O bombeiro vai ser ouvido em primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

