A Polícia Judiciária (PJ) deteve seis pessoas por se dedicarem à prática reiterada de burlas através da criação de falsos perfis nas redes sociais para arrendamento de casas de férias em vários pontos do país. A investigação, agora concluída, contabilizou 143 lesados e um prejuízo de 150 mil euros, informou hoje a PJ.
Corpo do artigo
Segundo a Judiciária, "depois de persuadidas, as vítimas realizavam os pagamentos, a título de reserva, para contas bancárias tituladas por terceiros angariados para o efeito, num esquema de “money mules” (mulas de dinheiro), que eram posteriormente usadas pelos autores das burlas para recebimento do dinheiro".
Através deste esquema, estima a PJ, os suspeitos obtiveram um enriquecimento ilegítimo, "fazendo disso modo de vida, causando um prejuízo patrimonial às vítimas quantificado em 150 mil euros."
Em comunicado, a Polícia Judiciária dá conta que, no âmbito desta investigação, cujo fenómeno criminal foi detetado durante o ano de 2023, foi realizada uma operação policial, em julho de 2024, tendo sido efetuadas 23 buscas domiciliárias e detidas seis pessoas pela prática dos crimes de burla qualificada, falsidade informática, branqueamento e uso de documento de identificação ou de viagem alheio.
Foram, ainda, detidas outras duas pessoas por posse de arma e munições proibidas.
No total, foram identificadas 18 contas bancárias usadas pelos autores para receber os pagamentos.
Recomendações:
- <p>Realizar uma pesquisa e procurar fontes credíveis de apresentação de anúncios, sejam jornais, revistas ou sites;</p>
- <p>Verificar, através de pesquisa, se há alguma referência positiva ou negativa na internet;</p>
- <p>Confirmar opiniões de pessoas de confiança, rede familiar ou amigos;</p>
- <p>Verificar o nome correto no domínio do site antes de efetuar qualquer ação;</p>
- <p>Não facultar os seus dados pessoais sem um contacto prévio e uma formalização credível da oferta da empresa;</p>
- <p>Não efetuar transferências de dinheiro apenas para garantir a reserva, sem antes verificar o alojamento.</p>