Um homem de 63 anos foi identificado pela GNR por incêndio florestal no concelho de Peso da Régua. Estaria a tentar destruir um enxame de abelhas quando o fogo se descontrolou e provocou um incêndio.
Corpo do artigo
O caso ocorreu a 23 de agosto. No seguimento de um alerta de incêndio florestal, os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Vila Real deslocaram-se rapidamente para o local. Apuraram que o incêndio tinha tido origem na tentativa de eliminação de um enxame de abelhas, através de fogo, com recurso a papéis e isqueiro, que se descontrolou.
O suspeito, um homem de 63 anos, foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Peso da Régua. A GNR de Vila Real refere que este ano já foram identificados 34 suspeitos de incêndios florestais, sendo que dez foram detidos em flagrante.
Em comunicado, a GNR relembra que:
- <p>As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;</p>
- <p>A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural "muito elevado" ou "máximo", estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;</p>
- <p>Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.</p>