A Polícia Judiciária anunciou, esta quinta-feira, a detenção, na Bélgica, de um português que tinha sido condenado, em 2020, a cinco anos e quatro meses de prisão, por ter esfaqueado dois homens, pai e filho, numas bombas de gasolina de Duas Igrejas, Penafiel, em janeiro de 2018.
Corpo do artigo
Dando cumprimento a um mandado de detenção europeu, as autoridades belgas entregaram o suspeito a Inspetores da Diretoria do Norte da PJ. O fugitivo escondeu-se naquele país, onde esteve emigrado, depois de ter sido condenado em Penafiel pelos crimes de tentativa de homicídio e ofensas à integridade física qualificada.
9030587
Na base da condenação esteve uma rixa ocorrida no dia 7 de janeiro de 2018, num posto de combustível na freguesia de Duas Igrejas, em Penafiel, quando o indivíduo agora detido se envolveu numa discussão com dois homens - pai e filho. Na altura, o arguido, então com 33 anos, agrediu as duas vítimas com uma faca "provocando-lhes ferimentos graves e que careceram de intervenção médica urgente", refere a PJ.
O crime foi captado pela videovigilância e o agressor acabou detido pela Polícia Judiciária, julgado e condenado, a 2 de dezembro de 2020, a uma pena de cinco anos e quatro meses de prisão, sentença que transitou em julgado a 2 de junho de 2021.
Contudo, o homem não se apresentou para cumprir a pena, tendo sido emitido um mandado de detenção europeu. Foi agora detido na Bélgica e já está numa cadeia portuguesa.