Conflitos entre dois grupos no Monte da Caparica, em Almada, terminaram domingo com tiros disparados por um suspeito e um homem baleado, não esfaqueado como o JN avançou esta noite de segunda-feira. Tratou-se de dois episódios, um ocorrido durante a madrugada, pelas seis horas, e outro às 23 horas de domingo.
Corpo do artigo
No primeiro episódio, um homem de 31 anos disparou na via pública uma caçadeira. Foi detido em flagrante delito momentos depois pela GNR na sua viatura ainda com a arma em sua posse.
O caso ocorreu pelas seis horas da madrugada no Monte da Caparica, em Almada. Após uma discussão na via pública, por motivos não apurados, o suspeito, homem de 31 anos, dirigiu-se a casa para ir buscar uma arma. Assim o fez e de volta ao local, disparou contra rivais, mas não atingiu ninguém.
O suspeito que disparou a arma de fogo foi intercetado na sua viatura por militares da GNR da Trafaria, que acorreram ao local alertados pela situação das ameaças e consequentes disparos. O suspeito, homem de 31 anos, tinha consigo a arma de fogo utilizada nos conflitos, uma caçadeira, e foi detido em flagrante delito. Foi indiciado por posse ilegal de arma e libertado depois.
Durante a noite de domingo, às 23 horas, a GNR é alertada por moradores para nova situação de disparos entre indivíduos no Monte da Caparica. Os militares deslocaram-se de imediato ao local, onde encontraram uma vítima, um homem de 53 anos, com ferimentos no pescoço provocados por uma arma de fogo.
A vítima foi assistida no Hospital Garcia de Orta, de onde se ausentou logo a seguir a receber tratamento, sem prestar depoimento às autoridades. Na sequência das diligências policiais, foi possível constatar que o autor dos disparos se encontrava no local e que, ao se aperceber da presença dos militares, se colocou em fuga e ameaçou os elementos da GNR com a arma de fogo.
O suspeito, de 36 anos, foi detido pela GNR com a arma em sua posse, uma pistola Walther calibre 7,65mm, e ainda com produto estupefaciente, neste caso, heroína e cocaína, bem como 1450 euros em dinheiro. Foi detido por posse ilegal de arma e tráfico de estupefacientes e libertado depois. A Polícia Judiciária de Setúbal está a investigar o caso.