Um homem de 37 anos foi detido em flagrante delito por captura ilegal de meixão no concelho de Matosinhos. Foram apreendidos nove quilos de meixão e quatro instrumentos utilizados na sua captura. O meixão, que ainda se encontrava vivo, foi devolvido ao habitat natural.
Corpo do artigo
Durante uma ação de fiscalização realizada ontem, quarta-feira, os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR deteram um homem, junto ao rio Leça, na captura ilegal de meixão. O suspeito foi detido em flagrante.
Foram apreendidos nove quilos de meixão e quatro instrumentos utilizados para a captura ilegal do meixão. Por se encontrar vivo, o meixão foi devolvido ao seu habitat natural. O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal de Matosinhos.
Em comunicado, a GNR informa que "a enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie".