Um carteirista de 57 anos, com furtos cometidos em vários países europeus, foi detido no fim de semana em Lisboa, onde se encontrava apenas para subtrair bens a turistas, quase exclusivamente em hotéis. Ficou em prisão preventiva.
Corpo do artigo
"Através da investigação, apurou-se que o mesmo é conhecido pela Europa como sendo um carteirista internacional, especialista nesta tipologia criminal, encontrando-se no nosso país com único fito de cometer crimes contra turistas. Conta com vários registos de crimes cometidos em vários países da Europa, nomeadamente na Bélgica, Holanda, Finlândia, Suíça e França", refere esta quinta-feira, em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
O homem, estrangeiro, foi apanhado no sábado à tarde, depois de, em poucos minutos, ter efetuado dois furtos no Saldanha, no centro de Lisboa. Primeiro, apropriou-se, na rua, de uma mala com telemóveis e bens pessoais. Depois, já em fuga, refugiou-se "no hall de entrada de um hotel contíguo", onde subtraiu os bens de um hóspede que se encontrava, naquele momento, a fazer o check-in.
"Todas as ações foram levadas a cabo de forma discreta, sem que as vítimas se apercebessem", sublinha, na nota, a mesma fonte.
No total, o suspeito está referenciado pela prática, desde setembro, de dez furtos, nove dos quais em hotéis de Lisboa. Ao todo, terá arrecadado bens no valor de 13 mil euros.
De acordo com o Cometlis, o homem "introduzia-se ilicitamente nas zonas de check-in, refeições e trânsito de clientes de hotéis, e, aproveitando o frenesim sintomático destas áreas, subtraía malas e bagagens das pessoas que ali se iam instalar".
Agora, vai aguardar o desenrolar do processo na prisão, por decisão judicial.