A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 48 anos, suspeito de ter matado o namorado, de 36, e abandonado a parte inferior do cadáver junto a um caixote do lixo, no bairro da Lapa, em Lisboa. Os restos mortais foram encontrados na terça-feira de madrugada, por funcionários municipais.
Corpo do artigo
A detenção foi confirmada, ao final da tarde desta sexta-feira, pelo diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, em conferência de imprensa. João Oliveira precisou que vítima era brasileira e estava "em formação na área médica", enquanto o alegado homicida é espanhol e está ligado à área imobiliária. O casal residia há vários anos em Portugal. O relacionamento duraria igualmente há anos.
Os primeiros indícios apontam como "mais provável" que o motivo para o crime seja "passional", eventualmente com outras motivações associadas. O coordenador de investigação criminal escusou-se, porém, a adiantar mais detalhes, para não prejudicar as diligências em curso, ressalvando apenas que não está associado a qualquer "traição".
Segundo João Oliveira, o crime terá ocorrido numa habitação e o suspeito terá ido a pé deitar a parte inferior do cadáver no lixo, dentro de um saco. O crime terá acontecido poucas horas antes de este ser descoberto. A parte superior do corpo ainda não foi encontrada. O esquartejamento foi, indicaram as perícias de medicina legal, já realizado após o óbito, sem recurso, apurou o JN, a qualquer ferramenta elétrica cortante.
Por apurar está, de resto, qual foi a causa da morte do cidadão brasileiro, para cuja identificação contribuiu um alerta da família da vítima. "Primeiro chegámos à identificação do autor", ressalvou o diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ.
O suspeito vai ser apresentado, no sábado, a tribunal, para eventual aplicação de medidas de coação. A investigação prossegue. "Estamos na presença de um caso muito complexo", sublinhou o coordenador de investigação criminal, salientado que o trabalho tem decorrido "ininterruptamente" desde que a parte inferior foi descoberta.
O cadáver, cortado na zona do umbigo, foi encontrado pelas 2 horas de terça-feira por funcionários municipais que recolhiam lixo na rua Maestro António Taborda, na Lapa, um bairro habitualmente pacato no centro de Lisboa, pertencente à freguesia da Estrela.