Dois homens de 31 e 32 anos foram detidos em flagrante delito numa operação planeada na Trofa após terem cometido um furto qualificado na zona de Castêlo da Maia. São suspeitos de mais de duas dezenas de furtos de máquians de venda automática de tabaco nas áreas do Porto, Maia, Gondomar, Valongo, Matosinhos e Paredes.
Corpo do artigo
Na sequência de um furto qualificado num estabelecimento de restauração em Castêlo da Maia, a PSP montou uma operação policial que, pelas 3.30 horas desta madrugada de quarta-feira, viria a culminar com a interceção e detenção dos dois suspeitos junto de um estabelecimento comercial em São Mamede do Coronado, que servia de apoio às atividades ilícitas.
Na sequência da operação batizada de "Fast Drill", os dois suspeitos tentaram escapar à detenção. Durante a fuga, um dos suspeitos sofreu uma queda que implicou assistência médica no local e posterior hospitalização. Também um dos polícias envolvidos necessitou de tratamento hospitalar.
Foram cumpridos três mandados de busca domiciliária e dois mandados de busca não domiciliária que permitiram a apreensão de três automóveis, mais de uma centena de maços de tabaco, mesas de mistura, colunas de som e LCD's, uma quantia monetária ainda por apurar, produto estupefaciente e várias ferramentas e outros artigos usados na prática dos crimes.
Segundo um comunicado da PSP do Porto, do trabalho de investigação produzido foi possível apurar que os detidos "se encontram até à presente data indiciados por esta Polícia pela prática de mais de duas dezenas de ilícitos criminais relacionados com furtos qualificados no interior de estabelecimentos comerciais (mormente máquinas de venda automática de tabaco) localizados nas áreas do Porto, Maia, Gondomar, Valongo, Matosinhos e Paredes, causando elevados prejuízos aos operadores económicos".
Os dois suspeitos, um mecânico de 31 anos residente no Porto e um serralheiro civil de 32 anos residente na Maia, vão ser apresentados a primeiro interrogatório judicial. A operação contou com a colaboração da GNR da Trofa, Bombeiros da Trofa e INEM.