A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), concretizada no passado dia 29 de outubro de 2023, vai traduzir-se num aumento do número de sindicatos que representam os inspetores da Polícia Judiciária (PJ), para o qual transitaram os investigadores do antigo serviço de segurança.
Corpo do artigo
Em causa está o facto de o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF) e do Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras (SIIFF) da mesma instituição passarem, com a transferência dos seus associados para a PJ, a ser organizações dos trabalhadores desta última. Atualmente, os inspetores da PJ são representados em exclusivo pela Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), liderada desde 2022 por Carla Pinto.
A expectativa é de que a ASFIC/PJ defenda os direitos dos investigadores que já pertenciam aos quadros da PJ e o SCIF e o SIIFF os dos elementos anteriormente do SEF, cujos “problemas” todos concordam serem distintos.