Catequistas, Escuteiros Adultos e junta fabriqueira de Serzedo e Calvos em protesto após reunião com arcebispo.
Corpo do artigo
Nada demove alguns fiéis da Unidade Pastoral de Serzedo e Calvos, em Guimarães, de defender o padre Albino Meireles, mesmo depois de ter sido detido e constituído arguido, na passada sexta-feira, por posse de uma arma ilegal e de estar a ser investigado por suspeita de abusos sexuais. Catequistas, Escuteiros Adultos e junta fabriqueira comunicaram ao arcebispo, José Cordeiro, numa reunião que decorreu ao final da tarde de terça-feira, que vão suspender as suas atividades.
Albino Meireles, 44 anos, foi detido pela Polícia Judiciária de Braga, na sexta-feira, após buscas na casa paroquial de Serzedo, na casa da sua mãe e numa moradia que está a construir em Lousada. A Polícia procurava provas dos crimes de que é suspeito: abuso sexual, pornografia e aliciamento de menores para o envio de imagens de cariz sexual. Mas apenas encontrou uma pistola ilegal e munições. Material informático apreendido será sujeito a perícias. O padre foi constituído arguido e libertado.
Anteontem, uma delegação das paróquias de Serzedo e Calvos foi a Braga defender o padre junto do arcebispo. Três elementos da junta fabriqueira, o chefe do Agrupamento de Escuteiros, a presidente dos Escuteiros Adultos e a representante das catequistas foram recebidos por José Cordeiro, pelo bispo auxiliar, Delfim Gomes, e pelo arcipreste de Vizela, padre Samuel.
A junta fabriqueira comunicou que cessa a sua atividade, tal como os Escuteiros Adultos, estes "por tempo indeterminado". As catequistas reforçaram a vontade já manifestada a 1 de abril de deixar de exercer "a doutrina da catequese."
Pormenores
Arcebispo visita paróquias
Os fiéis de Calvos e Serzedo terão obtido do arcebispo a promessa de uma visita, em breve, à Unidade Pastoral, segundo a delegação, "para conhecer a nossa igreja, a nossa comunidade e dar-nos mais informações."
Sacristão não foi à reunião
Os paroquianos que estiveram no encontro na arquidiocese fazem saber que o sacristão de Calvos também foi convidado, "mas não compareceu."