A Autoridade Tributária lançou uma alerta sobre e-mails fraudulentos que os contribuintes estão a receber e que remetem para páginas maliciosas. Os piratas informáticos estão a aproveitar o período de submissão das declarações de IRS para tentar enganar as pessoas.
Corpo do artigo
Apesar de ser proveniente de uma conta da Gmail, o endereço eletrónico dos hackers pode levar alguns internautas menos atentos a cair no engodo. Com o endereço autoridade-tributária@gmail.com, os piratas remetem a seguinte mensagem: "A partir do próximo dia 1 de abril estará aberto o período de entrega da declaração de IRS, Modelo 3, do ano de 2022. A Autoridade Tributária verificou que as suas credenciais de acesso se encontram expiradas. Por favor, proceda o quanto antes à regularização da sua situação para garantir o cumprimento dos prazos legais estipulados."
No alerta publicado na página da Internet oficial da Autoridade Tributária, o Fisco explica que as mensagens são falsas e devem ser ignoradas. "O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", escreve a AT.