Uma rede de tráfico que operava no Grande Porto e abastecia vários cafés no centro da Trofa, onde era vendido sobretudo haxixe, incluindo a adolescentes, foi desmantelada, no fim de semana, por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso.
Corpo do artigo
Foram detidos dez homens, com idades entre 17 e 40 anos, sem profissão conhecida. Além destas detenções, quatro delas concretizadas em perseguições no Porto e em Famalicão, foram apreendidas 70 mil doses de haxixe, 2400 de canábis, 350 de cocaína, 700 de MDMA (ecstasy), 500 de heroína e 50 gramas de cogumelos alucinógenos.
A investigação da GNR tinha começado há cerca de um ano. No domingo, quatro dos suspeitos tentaram escapar aos militares, dando origem a perseguições que causaram algum aparato.
Uma delas ocorreu na zona do Monte dos Burgos, no Porto, e foi presenciada por populares, que viram um homem, em fuga apeada, a ser detido na Estrada da Circunvalação.
A outra perseguição deu-se na A3, ao final da tarde do mesmo dia. Três suspeitos encetaram uma fuga de carro pela autoestrada, saíram para Famalicão e acabaram por ser intercetados nas imediações do Parque da Devesa. Transportavam consigo cinco quilos de haxixe, tendo largado, durante a fuga, algumas embalagens de droga, que seriam recuperadas pelas autoridades.
Ao aperceber-se do aparato, alguns moradores pensaram mesmo tratar-se de desacatos e alertaram a PSP para "indivíduos que estavam a apontar armas uns aos outros". Vários agentes e militares da GNR acorreram ao local.
Na operação, o NIC de Santo Tirso rambém efetuou 11 buscas, das quais cinco domiciliárias, nos distritos do Porto e de Braga, e outras tantas em veículos. Uma foi efetuada num café da Trofa.
Dos dez suspeitos, dois já haviam sido detidos na sexta-feira, em Valongo, após um seguimento efetuado pelos investigadores. O Tribunal Judicial do Porto libertou-os, aplicando-lhes então a medida de coação de apresentações diárias nos postos policiais das respetivas áreas de residência.
Os restantes oito detidos, um dos quais com antecedentes criminais, vão ser apresentados esta terça-feira no Tribunal Judicial do Porto para aplicação das medidas de coação.