A GNR fiscalizou na sexta-feira mais de mil condutores de veículos de transporte de mercadorias no âmbito da operação "Peso Pesado", tendo detetado 371 situações de excesso de peso.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a GNR adianta que durante a operação fiscalizou 1096 condutores de veículos de mercadorias, tendo registado 649 contraordenações.
Entre as contraordenações, a GNR contabilizou 371 por excesso de peso, 40 relacionadas com o tacógrafo, 33 relacionadas com iluminação e sinalização, 18 por irregularidades nos pneus e 14 por acondicionamento e disposição da carga.
A nível fiscal, a GNR registou 38 autos de contraordenação relacionados com o Regime de Bens em Circulação, 11 autos de contraordenação relacionados com o imposto sobre veículos e 11 viaturas apreendidas, avaliadas em 155 mil euros.
"Foram ainda feitos 621 testes de álcool, dos quais resultaram dois excessos de álcool no sangue", adianta a guarda.
A operação foi desenvolvida pelos militares das subunidades de trânsito dos Comandos Territoriais do continente e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com o apoio da Unidade de Ação Fiscal (UAF).
"O objetivo da operação 'Peso Pesado' foi promover a segurança rodoviária e o cumprimento dos normativos legais aplicáveis ao transporte rodoviário de mercadorias, evitando que, após as restrições causadas pela pandemiacovid-19, se realizem práticas irregulares que colocam em causa a segurança dos condutores e demais utentes da via pública", salientou a GNR.