
Mesquita Masjid Sayyiduna Abu Bakr Siddiq RA fica situada na Avenida Alves Redol, na Amadora
Foto: Rita Chantre
Munido de duas facas, um homem de 22 anos invadiu, esta madrugada, a Mesquita da Damaia, na Amadora, e ameaçou de morte os fiéis que estavam presentes no local de culto. O alvo principal, um dos responsáveis religiosos, conseguiu proteger-se, barricando-se num compartimento, até à chegada da PSP.
Corpo do artigo
O caso ocorreu pelas 5.20 horas, na Mesquita Masjid Sayyiduna Abu Bakr Siddiq RA. Os agentes foram acionados via 112, para "distúrbios" no tempo islâmico instalado no piso térreo de um edifício habitacional, na Avenida Alves Redol.
"À chegada, os polícias ouviram gritos no interior e avançaram para uma entrada tática, de forma a garantir a segurança dos próprios e de terceiros que ali se pudessem encontrar", relatou a PSP em comunicado.
A mesma fonte acrescentou que "o suspeito, munido de duas facas, foi imediatamente neutralizado após ordens emanadas pelos polícias, largando as armas e sendo algemado sem que se registassem ferimentos em qualquer interveniente".
Já as armas brancas foram apreendidas e os danos documentados para efeitos de investigação.




Fotos: Rita Chantre
Além de ter proferido ameaças de morte, o suspeito, de nacionalidade angolana e com título de residência válido, causou danos significativos na mesquita, incluindo em janelas e noutros bens. Foi levado para a esquadra, onde "manteve uma postura não colaborante quanto à sua identificação".
Esta tarde, encontrava-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa, devendo ser apresentado, esta segunda-feira, a primeiro interrogatório judicial, por alegados crimes de ameaça agravada e dano qualificado.
Em comunicado, a PSP, que não esclareceu a motivação do suspeito, destacou a "pronta intervenção" dos seus polícias, que "permitiu evitar ferimentos e assegurar a proteção dos cidadãos e do local de culto."

