Homem com pulseira eletrónica foi apanhado a roubar transeunte na noite de Leiria
Um homem, de 29 anos, foi detido pouco depois de roubar, com um cúmplice, um indivíduo de 24 anos, em Leiria. O suspeito, que estava sujeito a vigilância eletrónica, foi agora sujeito a prisão preventiva, anunciou a PSP nesta segunda-feira.
Corpo do artigo
Na madrugada de 18 de novembro, os dois suspeitos abordaram a vítima, que circulava sozinha numa rua do centro de Leiria, e forçaram-na a ir a um caixa de multibanco levantar dinheiro, de que a seguir se apropriaram. Depois, a vítima alertou as autoridades e descreveu os suspeitos.
Através das câmaras de videovigilância da cidade, os agentes viram as imagens do crime, localizaram um dos assaltantes e apanharam-no. Foi nesse momento que os polícias verificaram que o homem, além de ainda ter na sua posse o dinheiro roubado à vítima, estava em incumprimento da medida de vigilância através de pulseira eletrónica.
Através do sistema de videovigilância da cidade, a PSP verificou que os suspeitos abordaram, "eventualmente com o mesmo propósito", outros jovens que circulavam sozinhos na cidade de Leiria.
O detido foi apresentado ao tribunal de instrução criminal de Leiria e ficou em prisão preventiva. O seu cúmplice ainda está por identificar.
As pulseiras eletrónicas que são aplicadas a suspeitos do crime de violência doméstica não servem para os manter em prisão domiciliária, mas para evitar que os mesmos se aproximem das vítimas. Estas, por seu lado, trazem consigo um dispositivo eletrónico que emite um alerta para uma central (controlada por técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais), perante a aproximação da pulseira eletrónica.