
Arguido deu entrada no Estabelecimento Prisional de Beja
Foto: Teixeira Correia
Um homem, natural de Folgosa, no concelho da Maia, cumpre desde a semana passada a pena de prisão efetiva de quatro anos e meio, por ter mantido uma relação violenta com uma mulher de Almodôvar, no distrito de Beja.
Paulo Fernandes, de 39 anos, foi condenado pelo Tribunal de Beja e aguardava, em liberdade, resposta do Tribunal da Relação de Évora (TRE) a um recurso, a qual foi desfavorável ao maiato.
A condenação transitou entretanto em julgado, tendo o Tribunal de Beja emitido os mandados de detenção para que Paulo Fernandes cumprisse a pena. Deu entrada na passada semana no Estabelecimento Prisional de Beja.
Em 2023, o homem já tinha sido condenado por um crime de violência doméstica, praticado em agosto de 2009, numa pena de três anos de prisão, suspensa. Mas já tinha sido condenado por outros nove crimes: três de condução sem carta, dois de condução de veículo em estado de embriaguez, três de ofensa à integridade física e um de roubo. Estes foram punidos com penas de prisão, mas sempre suspensas, e de multa.
Agressões à frente de menores
No caso em Almodôvar, o indivíduo conheceu a mulher, em meados de 2021, através das redes sociais. A relação, de três anos, pautou-se por ofensas e agressões. Paulo Fernandes desferiu chapadas na face e murros na barriga da vítima, mesmo quando estava grávida, à frente dos filhos menores desta.
A relação de ambos acabou quando, em 9 de abril de 2021, na estação ferroviária de Castro Verde, o arguido voltou a dar uma chapada e ainda mordeu a face da vítima. Esta foi viver para uma casa-abrigo para vítimas de violência doméstica.
