A Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta segunda-feira, um homem, Cassimo Turé, para cumprir uma pena de prisão de oito anos e meio, por crimes de adesão, apoio a organização terrorista internacional e financiamento de terrorismo internacional.
Corpo do artigo
A detenção foi feita às 18.30 horas, na manga do avião, à chegada ao aeroporto de Lisboa de um voo proveniente da Guiné-Bissau. O homem viajava com os próprios documentos.
A Interpol tinha emitido uma "red notice" com o seu nome - era procurado por ser especialmente perigoso.
Cassimo Turé tinha residência em Londres, Inglaterra, e foi à Guiné para casar. O regresso a Portugal terá sido feito com plena consciência de que à chegada seria detido.
Em comunicado, a PJ salienta que o detido havia sido condenado recentemente numa pena única de oito anos e meio prisão, com decisão transitada em julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça.
No âmbito do mesmo processo, em que a Polícia Judiciária coadjuvou o Ministério Público (DCIAP), foi igualmente condenado um outro indivíduo, Rómulo da Costa, pelos mesmos crimes, a pena de dez anos de prisão.
"Estes agentes do crime de terrorismo apoiavam e suportavam, de distintas formas e em momentos diferentes, um conjunto de cidadãos nacionais, radicalizados em Londres e que posteriormente foram combater para a região sírio-iraquiana, onde são suspeitos de terem cometido inúmeros crimes de terrorismo e contra a humanidade. Um destes indivíduos foi recentemente condenado a uma pena de prisão aplicado pelas autoridades judiciárias iraquianas", sublinhou a PJ.
Cassimo foi detido à chegada ao aeroporto de Lisboa e vai ser conduzido ao estabelecimento prisional para cumprimento de pena.