Um jovem de 18 anos foi detido por suspeita de um crime de roubo que vitimou um homem de 70 anos, paraplégico, em Oeiras. O suspeito fora recentemente condenado por crimes semalhantes e ficara sujeito a apresentações diárias. Desta vez, foi apresentado a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.
Corpo do artigo
O crime em questão ocorreu na zona de Carnaxide. O detido aproveitou-se da vulnerabilidade especial de um idoso com paraplegia para, através de um esticão, lhe roubar o telemóvei. As rápidas diligências da polícia, que passaram por reconhecimentos fotográficos e pessoais, permitiram identificar o suspeito.
Tratava-se de um jovem que recentemente havia praticado vários roubos pelos quais havia sido detido e condenado, tendo ficado apenas com apresentações diárias na esquadra da residência. "Medida que não se terá revelado eficaz", adianta um comunicado da PSP de Lisboa.
"Por estes factos, tendo em conta a existência de elementos que levassem a crer a continuidade da prática deste tipo de atos criminosos, bem como de se tratar de um caso em que é admissível a prisão preventiva, foi emitido um mandado fora de flagrante delito, culminando assim com a detenção do cidadão", no dia 6 de outubro, pelas 00.20 horas.
O detido foi apresentado à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório, após o qual ficou em prisão preventiva.