A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem, com 22 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual de crianças, praticados entre fevereiro e maio de 2025, em Vila do Conde, sendo vítima uma menina, de 13 anos. Suspeito e vítima conheceram-se nas redes sociais.
Corpo do artigo
Segundo afirma a PJ, em comunicado divulgado esta quarta-feira, o suspeito e a vítima "conheceram-se através de uma rede social, tendo mantido durante aquele período, diversos encontros em que foram praticados atos sexuais de relevo".
A investigação começou quando vizinhos da vítima alertaram a GNR, referindo que na zona da residência de uma familiar da menina haviam visto diversas vezes o homem.
Após o alerta, a GNR abordou-o e identificou-o, tendo este referido que se encontrava à espera da namorada. No entanto, dado "os fortes indícios da existência de crimes de natureza sexual", foi de imediato ativada a PJ, que conseguiu reunir prova bastante para proceder à detenção do suspeito".
O detido, sem antecedentes criminais, vai ser ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos para aplicação das medidas de coação entendidas adequadas.