Uma dupla suspeita de dezenas de furtos por toda a região Norte foi localizada graças a duas coleiras de bovinos com localizadores GPS que tinham levado do interior de um carro. Os suspeitos, de 29 e 34 anos, deslocavam-se no carro furtado a um padre em Vidago e furtavam o interior de veículos de fiéis durante missas.
Corpo do artigo
Começando pelo fim, a 9 de dezembro de 2023, Diamantino Pinto da Costa e Manuel Carneiro roubaram um Mercedes em Baião. Abandonaram o carro a 15 quilómetros mas levaram um par de coleiras de localização de bovinos equipadas com GPS.
Não sabiam, mas, a cada 30 minutos, as coleiras iam partilhando a sua localização. Isto permitiu encontrá-los dez dias depois, na Senhora da Hora, Matosinhos, e ainda ligar a sua passagem por várias localidades a dezenas de furtos ocorridos quase sempre durante as missas, nas imediações das igrejas e cemitérios.
Roubaram carro de padre de Vidago enquanto estava a dar a missa
Indo agora ao princípio, a onda de crimes da dupla terá começado em setembro do ano passado, mas intensificou-se em outubro e prolongar-se-ia por mais dois meses. A 15 de outubro, na Igreja de Vidago aproveitaram-se do padre estar a dar missa para entrar na sacristia e levar as chaves do carro pároco, um Volkswagen Golf.
Após roubarem o carro, foram à "net" e procuraram anúncios de veículos iguais à venda. Encontraram um similar, de Ponte de Lima. Apontaram a matrícula, fizeram uma igual e meteram-na no Golf roubado ao padre. Graças a este estratagema conseguiram andar dois meses com a viatura a cometer assaltos.
Furtaram o interior de dezenas de veículos em toda a região Norte
Percorreram várias localidades do Norte: Baião, Tarouca, Sever do Vouga, Vila Real, Amarante, Felgueiras, Bustelo, Paredes e Penafiel. Aproveitavam a hora das missas para partir os vidros dos carros dos fiéis e furtar tudo o que tinham de valor no interior.
Numa só manhã, em Vale de Cambra furtaram sete veículos levando bens no valor de mais de 3500 euros. Em Penafiel, atacaram nove veículos de uma só vez. Em Parada de Cunhos, conseguiram furtar uma mochila com todo o dinheiro de um peditório e rifas: 3 mil euros. Em Baião, furtaram o interior do carro do padre e levaram nove cartões bancários pessoais e das cinco paróquias que presidia.
Na Igreja do Pessegueiro de Vouga, em Sever do Vouga, roubaram um Nissan Qashqai cuja condutora havia deixado destrancado e com as chaves na ignição. Tinha no interior um mochila com um computador portátil, duas cadeiras auto de crianças, seis sacos de viagem e roupa diversa.
Detidos após investigação da GNR de Amarante
Ao todo, terão feito 32 furtos qualificados, dez dos quais na forma tentada. Estão ainda indiciados de um crime de abuso de cartão de garantia e um de falsificação de documentos. Após investigação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Amarante foram detidos e apresentados a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Baião.
Diamantino Costa ficou em prisão domiciliária e Manuel Carneiro, irmão de Hugo "Polaco" preso preventivamente no âmbito da "Operação Pretoriano", ficou obrigado a apresentações bissemanais e proibido de se ausentar do concelho de residência.