Roubam mais de dez mil euros a padre de 99 anos em Braga após burla com acidente
O padre Tobias Álvares da Silva, de 99 anos, o pároco mais idoso do Mundo em exercício, foi assaltado dentro da Casa Sacerdotal de Pedralva, em Braga, após ter sido burlado pelos mesmos três suspeitos, num acidente de viação. Roubaram-lhe artigos e dinheiro num valor superior a dez mil euros. O idoso já tinha sido vítima de um assalto em 2022.
Corpo do artigo
Segundo o sacerdote revelou ao JN, o assalto foi cometido no final da tarde de sexta-feira Os indivíduos começaram por burlar o padre em dois mil euros após terem provocado um acidente de viação, na Póvoa de Lanhoso. O nonagenário foi convencido pelos três homens que tinha sido o responsável pelo acidente, que causou somente danos materiais, exigindo-lhe o dinheiro para cobrir os alegados prejuízos.
Depois do acidente, o grupo foi atrás do Padre Tobias, sem que este se apercebesse estar a ser seguido. Foram pela estrada municipal entre Galegos, na Póvoa de Lanhoso, e Pedralva, em Braga, abordando a vítima quando entrava na Casa Paroquial de Pedralva, situada na Rua da Igreja. Exigiram-lhe então 20 mil euros, mas como o padre recusou, roubaram-lhe dinheiro e objetos em valor superior a dez mil euros.
A GNR do Sameiro foi ao local e os elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga já estão a tentar identificar os suspeitos, que se deslocavam num BMW preto.
Agredido em roubo
O primeiro assalto do qual foi vítima o padre Tobias, tal como o JN então noticiou, foi cometido em agosto de 2022, quando, a propósito de o tentarem obrigar a comprar um faqueiro, lhe roubaram 400 euros.
A vítima ainda resistiu, mas foi agredida. O suspeito fugiu, mas os militares da GNR da Póvoa de Lanhoso conseguiram localizá-lo e prendê-lo no mesmo dia.
O padre Tobias Álvares da Silva, de 99 anos, é o mais velho sacerdote católico em exercício no mundo. Apesar da avançada idade, continua a servir na paróquia de Pedralva, em Braga, onde está desde 1951, tendo sido homenageado aquando dos seus 75 anos de paroquialidade.