Tobias Álvares da Silva é o padre mais antigo do mundo, com 75 anos de atividade sacerdotal ininterrupta e 99 anos de idade. O sacerdote continua no ativo, em Pedralva, Braga, e a paróquia prestou-lhe homenagem, numa cerimónia que contou com a presença do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.
Corpo do artigo
Segundo se refere no Anuário da Santa Sé, o padre Tobias Álvares da Silva é o sacerdote católico mais antigo do mundo em plenas funções, o que é confirmado pelo Dicastério para o Clero, da Cúria Romana, responsável pelos padres e pelos diáconos.
A comunidade paroquial de Pedralva, em Braga, assinalou a celebração dos 75 anos de ordenação sacerdotal, a 9 de julho de 1950, do padre Tobias Álvares da Silva, que se encontra à frente daquela paróquia bracarense desde 16 de setembro de 1951.
Na ocasião especial de ação de graças, de homenagem e de comunhão entre paroquianos, movimento, grupos e o Agrupamento de Escuteiros de Pedralva de que o padre Tobias faz parte, foi assinalado o facto de ser o sacerdote católico antigo do mundo.
Natural de Vermil, em Guimarães, onde nasceu a 6 de agosto de 1926, o padre Tobias Álvares da Silva tem vindo a exercer o seu múnus pastoral junto de sucessivas gerações, através da Paróquia do Divino Salvador de Pedralva, no concelho de Braga.