O assalto demorou 58 segundos. Três pessoas entraram, esta madrugada de segunda-feira, na Pizzaria Da Villa, em S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, e uma delas dirigiu-se à caixa registadora. As outras duas trataram da máquina do tabaco.
Corpo do artigo
"É desconcertante chegar aqui e, depois de um fim de semana de muito trabalho, ver tudo estragado", afirmou, ao JN, o dono da pizzaria, Carlos Leituga.
O alarme, conta, soou às 4.29. Primeiro, tentaram estroncar a porta da frente. Não conseguiram entrar. Acabaram por estroncar e partir uma porta lateral. Eram três, todos de carapuço na cabeça. Depois de entrar, não hesitaram um segundo.
"Pela maneira como foram direitinhos aos sítios, nota-se que era gente que conhecia a casa", continua a contar Carlos Leituga, que mora a oito minutos do restaurante, mas, quando lá chegou, já não havia nem sinal dos assaltantes. Entre os vizinhos, ninguém se apercebeu de nada.
No fim de semana, a freguesia recebeu o Rates Billing - o encontro anual de Land Rover. Carlos teve mais movimento e tinha, por isso, mais moedas do que o costume no caixa: 170 euros. A gaveta foi levada por um dos assaltantes, enquanto os outros dois carregaram a máquina do tabaco. Em menos de um minuto, saíram.
Carlos lamenta o dinheiro e os prejuízos, mas, sobretudo, o transtorno: duas portas estroncadas, a gaveta da registadora, uma cortina rasgada, o dia de folga passado em limpezas e burocracias ("seguros, polícia, alarme, condomínio, loja de alumínios, informático... enfim").
A GNR esteve no local e está, agora, a investigar o caso.