Uma operação de fiscalização especial de Páscoa, feita pela PSP, resultou na apreensão de perto de tonelada e meia de matérias perigosas e substâncias explosivas, nos distritos do Porto e de Braga.
Corpo do artigo
No âmbito da operação "Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2022", a PSP realizou três fiscalizações, entre os dias 6 a 13 de abril, em fábricas, oficinas, locais de armazenamento e revendedores de artigos de pirotecnia.
Estas ações de fiscalização, que ocorreram nos distritos de Braga e do Porto, resultaram em três contraordenações por posse, comércio e armazenamento ilícito de artigos. Foram também apreendidos diversos materiais: 32 992 artigos de pirotecnia; 190 quilos de substâncias explosivas e 1 487 quilos de matérias perigosas.
Neste período festivo, considerando o habitual uso de artigos de pirotecnia, a PSP pretende evitar acidentes e identificar infrações relacionadas com a posse, utilização, comércio e armazenamento ilícito destes produtos.
A PSP, refere em comunicado, que, ao adquirirem artigos para realizar fogos-de-artifício, os cidadãos devem verificar se os rótulos apresentam a marcação "CE", além de cumprir as instruções de utilização e as distâncias mínimas de segurança, assim como se munirem das respetivas autorizações ou licenças.
A Polícia alerta ainda que estes produtos não podem ser transportados nem usados em certos locais, como nos recintos religiosos ou desportivos, nos locais onde decorram reuniões, nos estabelecimentos de ensino, ou ainda nos locais de diversão, nas feiras e mercados.