Ana Mendes Godinho, atual ministra da Segurança Social e do Trabalho, é uma das testemunhas de acusação solicitadas pelo Ministério Público (MP) para depor no julgamento de Manuel Pinho, da mulher e de Ricardo Salgado, acusados de corrupção, branqueamento e fraude fiscal.
Corpo do artigo
Outras figuras socialistas de peso, como Luís Patrão, ex-chefe de gabinete de José Sócrates e de António Guterres e atual secretário nacional do PS, ou Bernardo Trindade, ex-secretário de Estado do Turismo, também foram chamados.
Ana Mendes Godinho foi chefe de gabinete de Bernardo Trindade, o secretário de Estado do setor do Turismo que esteva sob tutela do Ministério da Economia então liderado pelo arguido Manuel Pinho entre 2005 e 2009, ano em que se demitiu.
Será por ter exercido essas funções ligadas à área do turismo que o MP quer ouvir Ana Mendes Godinho, Bernardo Trindade e Luís Patrão, que foi presidente do Turismo de Portugal.
Recorde-se que a acusação garante que Ricardo Salgado conseguiu que Manuel Pinho "promovesse, publicitasse e beneficiasse indevidamente" os interesses, diretos e indiretos, do GES/BES. Terá aprovado e influenciado a aprovação de legislação no âmbito do setor do turismo. Manuel Pinho já veio a público negar qualquer crime.