Mulher que tentou matar filho durante internamento hospitalar condenada a dez anos de prisão

A mulher estava acusada de ter tentado matar o filho em duas ocasiões
Foto: Marta Melo
O Tribunal de Coimbra condenou a mulher de 20 anos que tentou matar o filho, de cinco meses, por duas ocasiões durante um internamento no Hospital Pediátrico de Coimbra, a 10 anos de prisão.
Corpo do artigo
A mulher estava acusado de dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada.
Na primeira, e única, sessão de julgamento, há uma semana, a mulher confessou "integralmente e quase sem reserva" os factos pelos quais foi acusada.
O depoimento da arguida, em prisão preventiva, foi à porta fechada, sem presença de jornalistas e do público, porque, segundo o presidente do coletivo de juízes, a jovem disse que se sentia "inibida" de prestar declarações com pessoas a ouvir.
A mulher estava acusada de ter tentado matar o filho em duas ocasiões, entre 31 de dezembro e 2 de janeiro deste ano, durante um internamento nos Cuidados Intensivos do Hospital Pediátrico de Coimbra. O bebé sofre de uma doença genética e tinha sido submetido a uma traqueostomia, operação cirúrgica que consiste na incisão da traqueia, para permitir a introdução de uma cânula, tornando possível a passagem do ar.
A mulher colocou algodão na cânula e, na segunda ocasião, pedaços de papel. O bebé salvou-se graças à imediata assistência médica, que incluiu manobras de reanimação.
