"Negligência grave". Idosa coberta de formigas e com ferida aberta em lar de Loulé
Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime, em Loulé, foi encontrada com o corpo coberto de formigas e uma ferida aberta.
Corpo do artigo
Um vídeo, a que o JN teve acesso, mostra a idosa acamada, acordada e com largas dezenas de formigas na cara, pescoço, barriga e pernas. Tem também uma ferida numa perna, que aparenta estar já num estado avançado.
As imagens terão sido filmadas no interior do lar e foram divulgadas numa rede social. Quem as publicou refere que a idosa estava "amarrada à cama" e que "o filho realizou diversas queixas de maus tratos na entidade e não teve nenhuma providência".
A SCM reconhece que se trata de uma "negligência grave" e assegura que instaurou um inquérito para apurar responsabilidades. Num comunicado publicado no Facebook, a instituição confirma ter apurado que "a semana passada, algum ou alguns do(s) seu(s) trabalhador(es) não garantiu o cuidado adequado a uma utente" e que o vídeo partilhado nas redes sociais "documenta uma negligência grave no tratamento e cuidado de uma pessoa alegadamente confiada aos cuidados da nossa instituição".
No mesmo documento, a SCM assegura que determinou "a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o(s) responsável(is) por esta situação inadmissível e será implacável (sempre no respeito da lei e dos direitos de todos os envolvidos) na punição".